

Em setembro os educandos tiveram a oportunidade de visitar a Bovespa pelo segundo ano consecutivo. Desta forma puderam conferir de perto tudo o que aprenderam em sala de aula sobre contabilidade e matemática financeira. Na foto acima, as educadoras Rejane Cabral e Angelina Grzadziel entre os educandos do curso Assistente Administrativo da Unidade Promove Vila Penteado.
"O objetivo principal foi o estudo do meio, que teve início a partir do agendamento junto a BM&FBOVESPA através de ofício, seguido de outros procedimentos", afirma Rejane Cabral. Ela explica que os educandos participaram de uma simulação do já extinto "Pregão Viva Voz" e da simulação do atual pregão eletrônico. No segundo momento participaram de uma palestra sobre o mercado de ações, junto com outras instituições, entre elas, as universidades federais de MG e PR.
De acordo com a educadora Rejane os resultados foram bastante positivos, "além de conhecerem outra realidade, alguns dos educandos matricularam-se no curso gratuito Ação Jovem, que aborda as estruturas que formam o mercado de ações, o que reforça a motivação obtida através desta aula-passeio."
A educadora Angelina Grzadziel explica que a construção do conhecimento traz no seu conceito toda a informação e metodologia do "aprender fazendo", associado às práticas pedagógicas. "Sempre valorizamos as experiências de cada jovem e o contexto social em que estão inseridos", completa.
* “Segundo Parret, apud Ponte (2008), há cinco tipos de contexto: co-textual, existencial, situacional, acional e psicológico, que podem ser considerados isoladamente, embora admitam sobreposição de um com os outros e, normalmente, é desta forma que são analisados.”
* Trecho do livro “Leitura: identidade e inserção social”, do escritor e pedagogo José Camelo Ponte, editora Paulus 2007.
* Trecho do livro “Leitura: identidade e inserção social”, do escritor e pedagogo José Camelo Ponte, editora Paulus 2007.