sexta-feira, 16 de outubro de 2009

“A força da imaginação”



Para comemorar o Dia das Crianças na Promove Unidade Penteado, o grupo de expressão corporal apresentou a peça “A força da imaginação”. O texto de José Camelo Ponte foi adaptado pelas crianças sob a supervisão da educadora Danielle Lara.

“Elas participaram ativamente da adaptação da narrativa, além das idéias e sugestões para o cenário e figurino, todas as crianças tiveram a oportunidade de representar todos os personagens, antes de definir quem faria cada papel.” Segundo a educadora, um outro detalhe importante foi a elaboração da letra da música criada pelo grupo a partir do texto.

O que é uma narrativa?

A Danielle comentou sobre a adaptação de uma narrativa. Mas afinal o que é um texto narrativo? Quais são os elementos de uma narrativa? Segue uma sugestão de pesquisa antes de continuarmos nossa conversa.

http://www.brasilescola.com/redacao/narracao.htm
http://cameloponte.zip.net/arch2007-01-07_2007-01-13.html

Aguardo opiniões sobre o assunto e claro, muitas narrativas. Contos, fábulas, apólogos, parábolas e crônicas são muito bem vindas! Será que estes são tipos de narrativa? Fica mais esta para pensar, ok?! Aproveitem a inspiração da peça e usem a “força da imaginação”....

Aula-passeio: visita a Bovespa



Em setembro os educandos tiveram a oportunidade de visitar a Bovespa pelo segundo ano consecutivo. Desta forma puderam conferir de perto tudo o que aprenderam em sala de aula sobre contabilidade e matemática financeira. Na foto acima, as educadoras Rejane Cabral e Angelina Grzadziel entre os educandos do curso Assistente Administrativo da Unidade Promove Vila Penteado.

"O objetivo principal foi o estudo do meio, que teve início a partir do agendamento junto a BM&FBOVESPA através de ofício, seguido de outros procedimentos", afirma Rejane Cabral. Ela explica que os educandos participaram de uma simulação do já extinto "Pregão Viva Voz" e da simulação do atual pregão eletrônico. No segundo momento participaram de uma palestra sobre o mercado de ações, junto com outras instituições, entre elas, as universidades federais de MG e PR.
De acordo com a educadora Rejane os resultados foram bastante positivos, "além de conhecerem outra realidade, alguns dos educandos matricularam-se no curso gratuito Ação Jovem, que aborda as estruturas que formam o mercado de ações, o que reforça a motivação obtida através desta aula-passeio."
A educadora Angelina Grzadziel explica que a construção do conhecimento traz no seu conceito toda a informação e metodologia do "aprender fazendo", associado às práticas pedagógicas. "Sempre valorizamos as experiências de cada jovem e o contexto social em que estão inseridos", completa.
* “Segundo Parret, apud Ponte (2008), há cinco tipos de contexto: co-textual, existencial, situacional, acional e psicológico, que podem ser considerados isoladamente, embora admitam sobreposição de um com os outros e, normalmente, é desta forma que são analisados.”

* Trecho do livro “Leitura: identidade e inserção social”, do escritor e pedagogo José Camelo Ponte, editora Paulus 2007.










Promove Unidade Penteado

Quem chega de longe se impressiona com o colorido azul e amarelo da lona do Circo, integrado a paisagem do bairro. É debaixo desta lona, entre as aulas de trapézio, mosaico, percussão e expressão corporal, que as crianças da Promove Unidade Penteado aprendem a lição mais importante: educação para a cidadania.
Ao todo são 632 educandos. Enquanto as crianças participam das oficinas de esporte e arte-educação, os jovens frequentam os cursos profissionalizantes e, depois de capacitados, têm a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho.
Construir o conhecimento de forma lúdica traz resultados surpreendentes. Nas oficinas, as crianças têm a oportunidade de desenvolver seus talentos e habilidades. Com o resgate da auto-estima e confiantes do seu potencial, ficam muito mais seguras para aprender na escola, fazer a lição de casa e ter autonomia para as escolhas certas.

Para conferir o resultado de todo este trabalho, nada melhor que assistir a um espetáculo. Com um sorriso estampado no rosto, malabaristas, trapezistas e percussionistas mirins sobem ao picadeiro e encantam a platéia. Diante dos aplausos, eles têm a certeza que podem transformar os desafios em oportunidades.